TUTORIAL - BIOSMod nas GeForce

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TUTORIAL - BIOSMod nas GeForce

Mensagem por fernot em Sex 8 Out - 23:40

Bom, como foi pedido em outro tópico, estou postando aqui um tutorial sobre BIOSMod com o NiBiTor.
No meu caso (e no de muitos outros), o BIOSMod é feito apenas para diminuir os clocks em 2D e aumentar a rotação do FAN em modo 3D, já que geralmente as placas vem com o fan a menos de 50% e com os clocks 2D iguais ao 3D.

antes de começarmos:

Exclamation Exclamation Exclamation IMPORTANTE! Exclamation Exclamation Exclamation
Toda e qualquer modificação que você fizer na sua VGA é de sua inteira responsabilidade e risco.
O autor deste tutorial e o desenvolvedor do programa não se responsabilizam por nada que dê errado, nem por hardware danificado, nem por dados perdidos.
Exclamation AO MUDAR A BIOS DA PLACA, A GARANTIA É PERDIDA!
Claro que ninguém precisa saber que a BIOS foi mudada, mas se a placa der pau com o BIOSmod e você mandar para o fabricante com ela, duvido muito que troquem. acho que só a Leadtek faz isso.

Arrow Parte 1 - Baixar o NiBiTor

quando fiz meu primeiro mod (6800NU), usei o 2.7; mas ele só suportava até as 7800GTX. não haviam 7900 e superiores, então dei uma googleada e descobri que o bicho já estava no 3.5 (faz tempo desde o primeiro, né?)
Update: atualmente a versão maisnova é a 4.4 (em 15/08/08 ), que pode ser baixada aqui

Arrow Parte 2 - Ler a BIOS de sua VGA

o programa é simples e intuitivo.
abrindo o NiBiTor, vocês verão a seguinte tela:
Imagem

legal, nada habilitado nem escrito.
vamos então carregar a BIOS da placa.

Vá em Tools > Read BIOS > Select Device.

Imagem

na próxima tela, serão apresentadas as placas de vídeo que estão espetadas no PC. para quem usa SLI, devem aparecer duas. selecione a placa que você quer moddar e clique em OK.

Imagem

não irá acontecer nada, pois ele apenas leu a BIOS. agora você deverá carregá-la para o NiBiTor, para podermos editá-la.
vá em Tools > Read BIOS > Read into NiBiTor

Imagem

Arrow Parte 3 - Alteração de Clocks

antes de começar a brincar de moddar BIOS, o ideal é salvá-la, assim você não esquece de salvar depois e não se perde caso precise voltar 😉
vá em File > Save BIOS
eu salvo minhas BIOS com o nome da placa antes e depois o que é a BIOS, tipo:
7900GS Original
7900GS Mod (para mod simples, só de cooler e 2D)
7900GS Mod over (mod simples + overclock)
7900GS Mod over vmod (mod simples + overclock + vmod)

Imagem

coma BIOS salva, vamos fuçar. a tela inicial mostra os clocks da placa.
no meu caso, ela veio com os mesmos clocks para 2D e 3D, e eu não quero isso, quero economia.

Imagem

dou uma ligeira diminuida nos clocks e pronto Very Happy
para quem tem uma GF6 ou anterior à 7, acho que não há aquele "Geometric Delta Clock".
para os que têm e não sabem do que se trata, é quantos MHz o clock da parte geométrica ficará acima do clock da GPU. agora não me perguntem o que seria isso, não tive tempo de estudar sobre a série 7 ainda.
uma imagem fala mais que mil palavras:

Imagem

Imagem

A parte de tensões (Voltages) será abordada no fim do tutorial.
Adv. Info muda as identificações de fabricante e modelo da placa. não vejo necessidade de mudança nisso. sem falar que você pode mudar na parte de cima do programa, onde diz Device e Vendor

Arrow Parte 4 - Ajustes automáticos da memória

Timings - a não ser que você realmente saiba o que está fazendo, não altere nenhum. apenas deixe o programa decidir quais os melhores timings para sua placa.

Exclamation SEMPRE FAÇA A LEITURA DE TIMINGS COM A BIOS ORIGINAL Exclamation

aqui iremos determinar os timings usados pela placa.

dentro de Timings, clique em Autoselect timingset
Imagem

irá aparecer uma janelinha perguntando de qual adaptador de vídeo você quer ler os timings:
Imagem

e ele retornará os timings apropriados para sua placa. no meu caso, foi o timingset 6:
Imagem

também acho bom fazer isso na parte de Bootup Clocks. no NiBiTor 2.7 (época da 6800) não tinha isso, agora tem, então é bom fazer Laughing :

clique em Bootup clocks, na tela inicial:
Imagem

depois é só clicar em Autoselect...:
Imagem

e ele retornará o Timingset ideal:
Imagem

Arrow Parte 5 - Configurações de Fan e temperatura máxima

vejam como é engraçado:
uma palca do porte dessa 7900GS OC vir com o cooler setado em no máximo 30% em modo 3D. isso parece até piada! ainda bem que a garantia da BFG é vitalícia Laughing
pela BIOS, a temperatura crítica é de 130°C, mas eu nunca vou esperar a placa chegar nem aos 90°C para achar crítica. vamos mudar isso...

Antes:
Imagem

Depois:
Imagem

Informações extras:
Idea FX Core Slowdown Temperature:
nas GF 5 (FX), há uma temperatura onde o clock da placa diminui para evitar que a GPU torre sem você ver. você pode definir essa temperatura aí.

Idea Enable 6600GT Monitor Trick:
há algumas 6600GT (não sei se são todas) que vêm com o monitor de temperatura pelo driver desabilitado. essa opção habilita a monitoração.

Arrow Parte 6 - Boot Messages

sabem aquelas coisas que aparecem escritas na tela sobre sua VGA quando você liga o PC? Essa é a tal da Boot Message.

OEM Signon:
Imagem

aqui geralmente não aparece a mensagem completa. aí é a descrição do chip e versão de BIOS.

Adv. Signon:
Imagem

aqui aparecem as informações avançadas, como versão dos componentes, Copyright, autor da BIOSMod...
não, você não leu errado! você podeassinar sua BIOS!
geralmente eu ponho uma versão do MOD, para eu saber quantas vezes eu tive que refazer, e assino logo abaixo com "BIOSMod by Luiz"; o resto foi especialmente para o tutorial Razz

depois da BIOS pronta, é hora de salvar denovo, mas com outro nome!
essa foi a 7900GS Mod Smile

mais uma vez, File > Save BIOS
Imagem

Arrow Parte 7 - Gravando a BIOS na VGA

agora a coisa começa a ficar séria. enquantoe stávamos simplesmente modificando um arquivo local, era só fazer qualquer besteira, re-carregar o arquivo e pronto, tudo normal denovo.
agora não, vamos botar as besteiras, ops, os MODs na placa.

vamos precisar de:
1) um disco para Boot em modo DOS. se você não tiver, baixe a imagem
aqui e grave num CD com o nero.
2) o ideal, na minha opinião, seria ter uma partição FAT32 para você poder ler a BIOS direto do HD. se não tiver, grave as BIOS (a original e a modificada) num CD mesmo.
3) o programa para fazer o flash da BIOS - nvFlash:
para quem tem GeForce FX: nvFlash v4.46
Para quem tem GeForce 6, 7 ou 8: nvFlash v5.50

4) uma placa de vídeo PCI, para se algo der errado você poder flashear a BIOS usando a VGA PCI como primária.

Exclamation Exclamation Exclamation IMPORTANTE! ² Exclamation Exclamation Exclamation
é fundamental que você sempre tenha uma cópia da BIOS original junto da BIOS modificada, porque se algo der errado você ainda pode voltar para a BIOS original.

bom, vamos lá:
você dará o boot com o CD que baixou lá onde eu postei, e irá iniciar o computador com suporte a CD ROM.
depois do PC iniciado, tire o CD de boot e ponha o CD onde gravou as BIOS. mude para a unidade de CD.

o comando deve ser D: ou E:, depende de quantos HDs com partição FAT32 foram encontrados.

Arrow Para quase totalidade das placas, usando uma BIOS com o mesmo código de fabricante e modelo (ou seja: uma BIOS feita a partir da original sem mexer na parte Adv. Info):

Código:
nvflash >>>arquivo<<<.rom
[Enter]

Arrow Para fazer o flash em VGAs em SLI

para listar os adaptadores nvidia do sistema:
Código:
nvflash -a
[Enter]

para fazer o flash na primeira placa:
Código:
nvflash --index=0 >>>arquivo<<<.rom
[Enter]